Não é a primeira vez que c omento como cresceu a comunicação por imagens com o advento do celular com as câmeras digitais e as redes sociais. É normal atualmente as pessoas registrarem praticamente todos os momentos de suas vidas e postarem as fotos em suas redes para que sejam vistas.
Quando no passado os filmes tinham normalmente 36 poses, atualmente as pessoas tiram centenas de fotos.
É claro que parte destas fotos ainda não têm amadurecimento artístico, mas estão chegando lá, absorvendo o inusitado, o não previsível, as cores , os ângulos, composições, a memória e os instantes, ou instantâneos como se dizia.
Neste concurso, que tem o mérito de estimular as pessoas a mostrar seus produtos e refletir sobre o resultado visando uma aproximação artística, percebemos uma grande quantidade de inscrições, de 231 pessoas, mais de 600 imagens, transmitindo ou tentando transmitir a opinião plástica de seus autores, alguns já experientes e a grande maioria iniciantes. A vontade de participar fez muitos inscreverem fotos que não abordavam os temas do regulamento.
Foram escolhidas 16 fotos, metade feitas por habitantes de Santa Fé. E evidentemente haviam mais fotos boas, mas estas 16 foram resultado do entendimento dos 3 membros da comissão avaliadora.
As fotos selecionadas abordaram animais e vegetação do cerrado, o Rio Araguaia, momentos culturais como a Procissão do Fogaréu, referências a personagens religiosos africanos e árabes, a arquitetura urbana e religiosa, principalmente da cidade de Goiás, as fogueiras das festas populares, as cavalgadas, o artesanato com detalhes das mãos dos seus artesãos, críticas à agressão do meio ambiente, cenas do cotidiano que, abrangiam elementos de interessantes desenhos, como na foto do menino pescando, enfim, todas com interessantes pontos de enfoque.
Parabéns a todos os participantes que contribuíram para enriquecer, de maneira importante, com este concurso, este grande evento de Santa Fé, e manifesto a minha certeza que continuarão a se comunicar com suas postagens e se aperfeiçoar na arte da fotografia, participando ainda de mostras e concursos.
Goiânia, 13 de maio de 2025
Aguinaldo Coelho
Curador e Prof. Dr. e Pesquisador da FAV – UFG